Quem é o PrátiCA?

        O PrátiCA é um Laboratório pioneiro em estudos na área de alimentação e nutrição com interfaces teórico-metodológicas das ciências sociais (antropologia da alimentação e psicologia social) e biológicas. Seus princípios norteadores fazem deste um laboratório inovador, no que tange aos projetos, quer seja pela temática, quer seja pela abordagem metodológica, recorrendo tanto aos métodos quantitativos como qualitativos e, sobretudo métodos mistos. Temos duas linhas de pesquisa:  i) Práticas e comportamento alimentares e ii) Atenção nutricional.

     Está voltado para capacitação de recursos humanos para lidar com problemas alimentares e nutricionais atuais, particularmente a obesidade, desde uma perspectiva interdisciplinar. Abordagem esta não só trabalhada no plano teórico, mas no desenvolvimento de habilidades profissionais que envolvem estratégias de diagnóstico e intervenção. Funciona também como grupo de estudo e de discussões, com seminários temáticos.

     O PrátiCA desenvolve atividades no Ambulatório de Nutrição da Endocrinologia Ginecológica da FMRP-USP (ANECG), como campo de fortalecimento de estratégias de intervenção alimentar e nutricional, com atividades de pesquisa, ensino e extensão.

     A Oficina Terapêutica do Gosto (OTG), atualmente uma disciplina teórico-prática vinculada a estágio curricular na área de nutrição clínica do Curso de Nutrição e Metabolismo da FMRP, visa fortalecer a formação sobre aspectos sensoriais de ações profissionais e funciona também um campo gerador de perguntas para novos estudos sobre gosto. O objetivo dessa disciplina é desenvolver produtos alimentares especiais, voltados para necessidades nutricionais específicas de pacientes em quimioterapia e transplante (de medula e renal) com características sensoriais que atendam as demandas desse perfil de pacientes.

pratiCA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *